Pular para o conteúdo principal

Palavras de alguém para si própria

Tive um sonho essa noite, que fez muitos dos meus pensamentos se esclarecerem. Então tirei algumas conclusões sobre como agi esses últimos tempos...
Nunca viva por alguém, viva por si. Não dependa de ninguém, porque ninguém se responsabilizará pelas suas lágrimas. É extremamente frustrante e auto-destrutivo você insistir em ajudar, em salvar, com todas as suas energias, alguém que não quer ser ajudado nem salvo. Isso só vai te corroer por dentro. Caso isso aconteça, deixe. Você não pode determinar qual ações as pessoas à sua volta tomarão. Não tome essa responsabilidade para si. Deixe elas agirem como elas bem entenderem. Faça a sua parte, expondo seu ponto de vista, mas não tente convencê-la. Você só ficará decepcionado no final. Nesses e em muitos outros momentos da vida, o melhor caminho é um certo nível de egoísmo, onde você não permite que ninguém te destrua por dentro. Só você pode se destruir, e caso você não queira isso, não permita que aconteça. Você é a responsável por cada passo que dá. O destino, as pessoas, o mundo inteiro não pode mover suas pernas para alguma direção. Mas você pode. E só vai se quiser. Admito, sou egoísta, sou individualista, e como fui desde mais nova, não deixo nada me atingir realmente. Tem algo lá no interior do meu ser, que só foi atingido uma vez, e foi um erro tremendo. Que não irá se repetir. Somente uma vez agi diferente disso, e percebi o quanto é corrosivo e destrutivo, errôneo e falho. E não estou disposta a cometer o mesmo erro duas vezes. 
Digo tudo isso porque esse sonho me ajudou a organizar alguns pensamentos. Então só deixo um conselho, ou melhor, um princípio que levo comigo: nunca perca nem se afaste da sua essência. Você pode ir mudando e se adaptando à situações com o passar dos anos, mas nunca, jamais, deixe sua essência de lado, nem deixe nada se sobrepor a ela. Ela é o seu bem mais precioso, ela é o que você realmente é. E nada tem mais valor do que nós mesmos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sofrendo o luto após meu próprio funeral

Quase 4 anos se passaram e cá estamos nós. Eu encontrei esse velho blog por acaso, mas ele desencadeou tantos questionamentos, sensações e lembranças que eu não esperava que desencadearia. Na minha última postagem eu estava no cursinho, hoje estou quase no meio do terceiro ano de medicina. Muita coisa aconteceu durante esse tempo, o mundo ao meu redor mudou, eu mudei. Mas não necessariamente para melhor.  Quando me deparei com esse blog há uns dias atrás li os textos postados e, sem eu saber direito o motivo, essa leitura fez brotar uma sensação de tristeza e de perda muito grande. Eu comecei a lembrar de quem eu era em 2013 e em quem eu sou hoje, em 2017. O basal não mudou, no quesito essência e personalidade. Amadureci, perdi alguns hábitos e adquiri alguns novos, engordei, emagreci, agora moro sozinha com meus gatos e por aí vai. Digamos que no âmbito "externo" a evolução foi clara. O que me preocupa é no âmbito "interno". Eu não escrevo mais, não desenho, não

Muito prazer, meu nome é...

Achei que seria melhor eu me apresentar direito e falar um pouco sobre mim antes de tudo. Então vamos lá... Tenho quase 19 anos, estou de férias porque a universidade entrou em greve ano passado e eles refizeram o calendário. Minhas aulas começarão dia 9 de maio, estarei iniciando o curso de Engenharia Química. Para ser sincera, escolhi esse curso meio por falta de opção, porque nenhum curso me agradava, e acabei escolhendo o que tinha matérias que eu gostava mais, como química, matemática, e física. Mas se na minha cidade tivesse sociologia ou filosofia, eu provavelmente optaria por algum desses. Uma área que me interessa também é a psiquiatria, mas acabei escolhendo as exatas às humanas. Ainda falando sobre cursos, algo que me fascina é a genética, e a biotecnologia. Moro em Ponta Grossa, Paraná, e apesar de tudo, até gosto daqui. Preferiria morar em lugares mais frios, com neve (nunca vi neve, muito triste isso) e tudo mais, mas um dia, quem sabe... Sou uma admiradora da cu

Amanhã vai chover...

Está tudo parado por aqui, eu sei, peço perdão por isso, mas é que tem acontecido tanta coisa ultimamente, fora que meus remédios não me permitiam pensar... Hoje estou aqui meio que para desabafar, porque em noites nubladas a lua e as estrelas não estão disponíveis para conversar. Sabe quando você tem algo dentro de si maior do que você mesmo? Algo que você exala a cada respiração, a cada gota de suor, que pode ser visto lá no fundo das suas pupilas, bem escondido mas que na verdade está por toda parte. Quando você tem algo assim, você precisa fazer uma escolha. É grande demais. Nossos limites são impostos por nós mesmos, mas expandi-los tem lá as suas consequências. Você tem que escolher se está disposto ou não, porque é algo que vai te acompanhar para o resto da sua vida. Por toda a eternidade na realidade, apesar de você ainda não saber disso. O tempo é efêmero, a realidade é relativa, mais isso que eu disse ainda é um fato. E aí você para e pensa, o que escolher? Só que quando